14.11.2018 - CEAP na Robotics Experience nacional

Robótica do CEAP entre as melhores do Brasil


Notícia publicada em 19/11/2018 12:05 -
Geral

CEAP está classificado para etapa nacional do Robotics Experience

 

O Colégio Evangélico Augusto Pestana foi representado por uma equipe de alunos no desafio do robô (Os pequenos) e na categoria advanced (Crazy Robots), na etapa estadual do Robotics Experience 2018. O evento foi realizado no dia 10 de novembro, no Colégio Luterano Concórdia de São Leopoldo.

De acordo com o diretor da Robomind, André Sala, “A robótica ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, além disso, destacamos os valores norteadores que servem para a vida dos estudantes que são a diversão, o compartilhar conhecimento com outras equipes que precisam de ajuda e a persistência”.

Ao todo, vinte e sete equipes com estudantes de 10 a 13 anos competiram nos desafios propostos relacionados a indústria 4.0, destas oito foram classificadas pelo menor tempo após realizar as 5 missões. Na categoria advanced, oito equipes competiram, destas, quatro foram classificadas pelo menor tempo percorrido nos desafios aliando a soma dos pontos obtidos na construção do robô para competir no cabo de guerra.

No resultado final, a equipe “Os pequenos” do CEAP Ijuí, foi classificada para a etapa nacional que será realizado no dia 25 de maio de 2019, na cidade de Blumenau – SC.

 

Informações relacionadas ao Curso de Robótica Educacional.

Turma: Inventors (2º ano ao 4º ano) e Robotics (5º ano ao 9º ano)

Horário: Turno oposto das aulas curriculares, se estuda a tarde, vem no período matutino.

 

A Robótica Educacional como ferramenta de ensino e com metodologia que privilegia o trabalho em equipe e a resolução de problemas, possibilita experiências de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento acadêmico, social e cognitivo dos estudantes. A nova geração tornou-se uma grande consumidora de tecnologia. O desafio da educação tecnológica é oportunizar a transformação desta geração de consumidores para desenvolvedores de tecnologia.

Vista como uma ciência altamente completa por envolver a articular conceitos de Matemática, Engenharia, Física, Lógica de Programação e Informática, a Robótica Educacional proporciona a experiência de utilizar a tecnologia como uma ferramenta capaz de solucionar problemas e os desafios encontrados nos diversos contextos da realidade.  A dinâmica das aulas, com foco no trabalho em equipe e na divisão de tarefas, estimula a socialização, a comunicação e o desenvolvimento de atitudes e habilidades como cooperação, pró-atividade, gerenciamento de conflitos, comprometimento, foco em resultados e o raciocínio lógico. A cada aula são apresentados temas relacionados ao cotidiano do estudante e cenários desafiadores que estimulam a busca de soluções por meio da construção e programação de mecanismos robóticos.

"Todas as crianças aprendem a escrever, porque é uma habilidade útil para todos e em todos os aspectos da vida. A programação funciona da mesma forma". A maior vantagem em aprender a programar não é se dar melhor no mercado de trabalho, embora isso também aconteça, mas a mudança mental que a programação produz nas crianças. Além de organizar as ideias, a programação ajuda a ver o mundo de maneira mais criativa e crítica. Resnick revelou que seu pensamento foi inspirado no educador brasileiro Paulo Freire. "Ele tinha os mesmos argumentos sobre ler e escrever. Não é apenas uma questão prática, mas algo necessário para ter uma voz ativa e participar plenamente da sociedade. Nos dias de hoje, não é suficiente apenas usar ou interagir com a tecnologia, você precisa ser fluente nelas."Resnick".

 

 

Lara Silva

Assessora de Comunicação - CEAP

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