A alegria do “Primeiro Caderno” dos alunos do 1º ano - fundamental

A alegria do “Primeiro Caderno” dos alunos do 1º ano do fundamental


Notícia publicada em 24/03/2018 13:36 -
Geral
Ensino Fun...

Um dos períodos importantes da infância é quando a criança se apropria das formas de comunicação. A partir daí adquire a habilidade da leitura e da escrita, o que permite que elas ampliem sua experiência cultural.

O início da fase escolar é um momento de grandes descobertas e emoções. É nesta época que se formam os primeiros vínculos de amizade, que se aprende a escrever o nome das pessoas queridas e que se desenvolvem as noções básicas de convivência, como o respeito, a importância de dividir e de se importar com o outro. Poucas alegrias, porém, se comparam àquela sentida quando se ganha o primeiro caderno.

Foi justamente esta alegria que tomou conta dos estudantes do 1 ano do ensino fundamental do CEAP, na última semana, quando iniciaram os trabalhos nos seus primeiros cadernos. Com o objetivo de preparar os estudantes para o início do Ensino Fundamental, o Colégio trabalha o letramento desde os primeiros níveis da Educação Infantil. Dessa forma, o processo de ludicidade dá espaço ao conhecimento do alfabeto e ao exercício da leitura e da escrita de forma natural.

Nas atividades com o “Primeiro Caderno”, as crianças compreendem o uso desta ferramenta tão essencial para a aprendizagem, desde a sucessão das folhas, a frente e o verso, passando pelo espaço da linha e a escrita da esquerda para a direita, até a importância desta forma de registro. A utilização do caderno desenvolve nas crianças habilidades de criar e poder modificar, que serão base para toda a sua vida.

Arquivo

Baixar arquivo

Galerias de fotos


Veja mais


05.12.2018 - 3º ano em aula prática de economia

Aprendendo a comprar e economizar

Ginastica artística

Festival de verão

Alunos do CEAP visitam o estádio 19 de outubro

Conhecendo a casa do Esporte Clube São Luiz de Ijuí