A alegria do “Primeiro Caderno” dos alunos do 1º ano - fundamental

A alegria do “Primeiro Caderno” dos alunos do 1º ano do fundamental


Notícia publicada em 24/03/2018 13:36 -
Geral
Ensino Fun...

Um dos períodos importantes da infância é quando a criança se apropria das formas de comunicação. A partir daí adquire a habilidade da leitura e da escrita, o que permite que elas ampliem sua experiência cultural.

O início da fase escolar é um momento de grandes descobertas e emoções. É nesta época que se formam os primeiros vínculos de amizade, que se aprende a escrever o nome das pessoas queridas e que se desenvolvem as noções básicas de convivência, como o respeito, a importância de dividir e de se importar com o outro. Poucas alegrias, porém, se comparam àquela sentida quando se ganha o primeiro caderno.

Foi justamente esta alegria que tomou conta dos estudantes do 1 ano do ensino fundamental do CEAP, na última semana, quando iniciaram os trabalhos nos seus primeiros cadernos. Com o objetivo de preparar os estudantes para o início do Ensino Fundamental, o Colégio trabalha o letramento desde os primeiros níveis da Educação Infantil. Dessa forma, o processo de ludicidade dá espaço ao conhecimento do alfabeto e ao exercício da leitura e da escrita de forma natural.

Nas atividades com o “Primeiro Caderno”, as crianças compreendem o uso desta ferramenta tão essencial para a aprendizagem, desde a sucessão das folhas, a frente e o verso, passando pelo espaço da linha e a escrita da esquerda para a direita, até a importância desta forma de registro. A utilização do caderno desenvolve nas crianças habilidades de criar e poder modificar, que serão base para toda a sua vida.

Arquivo

Baixar arquivo

Galerias de fotos


Veja mais


Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Vivências da Semana Santa 2024

Vivências da Semana Santa

Simulado Anglo

Simulado Anglo

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte