A experiência da Geleca

Nível 5 no Laboratório de Química


Notícia publicada em 10/07/2017 19:53 -
CEAPzinho

    As crianças do Nível 5 participaram de uma experiência no Laboratório de Química na tarde desta segunda-feira. Com auxílio da monitora do Laboratório de Química, Amanda Neumann, as crianças aprenderam a preparar uma “geleca”. Envolveram-se diretamente em todas as etapas da produção. E curtiram muito a atividade de iniciação às Ciências que a Educação Infantil faz através do projeto Pequeno Cientista. Assim como curtiram brincar com a “geleca”. Quem quiser pode fazer em casa. Não é um produto tóxico, embora não seja comestível. Então aí vai a listagem dos ingredientes e a receita.

GELECA CASEIRA

Ingredientes:

                - 110g de cola PVA*

                - 20g (três colheres de sopa bem cheias) de creme hidratante

                - 5g (Uma colher de chá) Agente Aglutinante Bórax**

                - 240mL (ou uma xícara) de água morna

                - Corante alimentício***

Instruções:

Em uma tigela, misture a água, o bórax e o corante, misture bem e reserve;

Em outra tigela misture a cola e o hidratante até obter uma mistura homogênea;

Adicionando uma colher de sopa da solução de bórax por vez, incorpore as duas misturas.  A cola irá aglutinar. Continue mexendo por um minuto depois que cada colher de solução de bórax for adicionada.

Quando a mistura começar a soltar das paredes da tigela troque a colher por suas mãos e sove a Geleca. Ela estará muito mole ainda e grudará em suas mãos. Continue adicionando a mistura de bórax até obter consistência de Geleca. Ela não deve grudar nas mãos nem na superfície onde está trabalhando.

*Algumas marcas de cola branca não usam PVA, essas não funcionam para fazer Geleca.

**Pode ser adquirido em agropecuárias, farmácias de manipulação ou casas de ferramentas e componentes de solda. Além do bórax puro pode ser usado detergentes de limpeza que o contenham, é só ler o rótulo procurando por Bórax ou Tetraborato de sódio e ajustar a quantidade

*** A quantidade depende da cor final que deseja obter, quanto mais corante mais pigmentada a Geleca.

Uma experiência do Pequeno Cientista, projeto de introdução às ciências da Educação Infantil. Atividade recreativa. Chegando nas férias, uma atividade para fazer com os ais em casa. Não é tóxico, porém não comestível. Gostaram, manipularam, se envolveram diretamente na produção. 

Galerias de fotos


Veja mais


Folclore Português

Nível 4 - Conhecendo Portugal

Dia dos Pais - CEAPzinho 2018

Muito carinho para os papais do CEAPzinho