Alunos do CEAP têm aula dentro da indústria

4º ano visitou a empresa Cerélus


Notícia publicada em 26/09/2016 20:06 -
CEAPzinho

Quando alguém escolhe um produto alimentício na prateleira do supermercado dificilmente pensa no processo pelo qual ele passou até que chegasse ali. Principalmente se for um produto industrializado. Entender isso foi um dos motivos que levou as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do CEAP a conhecer a empresa Cerélus, indústria de alimentos integrais.

Recebidas pelo proprietário Claudir Ott, as crianças acompanharam atentamente as explicações sobre os cereais com que a indústria trabalha. Todo o processo de limpeza do grão para dar início à transformação. Conheceram a unidade em que são feitas as misturas para produzir as barras de cereal e compreenderam que a indústria é a ponta final, que a cadeia necessita do agricultor e a matéria prima que produz e também de outras indústrias que fornecem, por exemplo, outros ingredientes como uva passa, chocolate e açúcar mascavo, ou, ainda, as embalagens.

“Só mesmo através de uma vivência como essa os alunos conseguiriam ter a noção do todo, do processo que vai da produção do cereal até o empacotamento de uma barrinha que se compra no mercado”, salienta a professora Marlova Groth, que junto com a colega Cristiane Bertoldo acompanhou os alunos na visita, em que também conheceram o setor administrativo, além das divisões da fábrica, terminando com a degustação dos alimentos. Outra compreensão importante – uma vez que as turmas estão com foco de estudo no município de Ijuí neste ano e sua área urbana - foi a de que a indústria é geradora de emprego e renda para o município. O próximo foco de estudo de Ijuí será o meio rural.

Consumismo – Outro foco de estudo das turmas tem sido o consumo. Através do estudo do livro “O mundo do consumo”, os alunos estão aprendendo sobre propaganda, consumo, criação de necessidades de compra. Uma das atividades foi a criação de produtos e o desenvolvimento de propagandas para vendê-los e gerar lucro. Os trabalhos foram socializados e expostos no saguão da escola.

Veja mais


Os sons dos instrumentos no CEAPzinho

Conjunto Instrumental tocou para as crianças

Vida saudável na pauta do Nível 4

Crianças tiveram conversa especial

Nível 4 e os “Bolos Gigantes”

Crianças envolvidas com literatura e culinária

Tino e a caixa mágica

Nível 3 recebe personagem em casa

Alunos compreendem formação e propagação do som

Nível 5 recebeu visita de professora de Física