Alunos em contato com a natureza

Férias no CEAPzinho


Notícia publicada em 17/01/2019 16:56 -
CEAPzinho
Geral

Alunos em contato com a natureza no CEAP

Durante este mês o Colégio Evangélico Augusto Pestana realiza o CEAPzinho em Férias, seguindo o mesmo formato de anos anteriores, os alunos dos níveis 1 ao 5 passam a tarde envolvidos com uma programação bem variada e muito divertida.  As aventuras mais aguardadas são as tardes no campo do CEAP onde as brincadeiras são ao ar livre e em contato com a natureza.

As crianças que crescem em contato com o ambiente natural são mais propensas a se tornarem consumidores adultos mais bem informados e a assumirem um estilo de vida mais consciente ambientalmente. A natureza é muito importante no desenvolvimento infantil em cada um de seus aspectos: intelectual, emocional, social, espiritual e físico.

Estudos nos EUA mostram que, em escolas que usam a natureza como sala de aula, há uma melhora significativa no desempenho dos alunos em estudos sociais, ciências, artes da linguagem e matemática. (American Institutes for Research, 2005)

As crianças que brincam ao ar livre com regularidade de forma não dirigida e estruturada são mais capazes de conviver com os outros, mais saudáveis e mais felizes. Brincar na natureza estimula a criatividade: os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos encontrados durante a brincadeira: o galho que vira espada, a folha que vira um barquinho… Estudos com crianças escolarizadas mostram que nas áreas verdes da escola as crianças brincam de forma mais criativa e cooperativa.

A criança que convive com o meio natural e desenvolve afinidade em relação à natureza aprecia e zela pelo mundo à sua volta porque o respeita e o reconhece como seu ambiente de pertencimento. A natureza é importante no desenvolvimento infantil em cada um de seus aspectos: intelectual, emocional, social, espiritual e físico. Além de proporcionar a experiência do belo, o acesso à natureza aumenta a paz, o autocontrole e a autodisciplina. 

Em contato com a natureza, o ser humano aprende a avaliar e a correr riscos, cair e levantar, se machucar e curar desde cedo, na interação com o ambiente. Garantir à criança o brincar ao ar livre é proporcionar uma variedade de situações em que terá a autonomia de escolher os riscos que quer correr, gerenciá-los e aprender sobre eles. E, dessa forma, chegarão à vida adulta mais preparados, resilientes e capazes de lidar com as adversidades da vida.

Assessoria de Comunicação

CEAP - Ijuí

Galerias de fotos


Veja mais


Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Vivências da Semana Santa 2024

Vivências da Semana Santa

Simulado Anglo

Simulado Anglo

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte