Diversão com os Jogos Dramáticos

Jogos dramáticos


Notícia publicada em 04/05/2018 13:19 -
Geral
Ensino Fun...

Diversão na aula de “Jogos dramáticos”

Níveis 1, 2 e 3

As crianças dos Níveis 1, 2 e 3, na aula do Jogo Dramático curtiram a história “Qual é a cor do Amor? ”, da autora Linda Strachan, contada pela professora Rosa Lia. Em seguida conversaram sobre o que é o amor, onde encontramos, como expressa-lo em atitudes. Também, brincaram com as fitas coloridas e a música Coloridos - Palavra cantada e confeccionaram um arco-íris com bolinhas plásticas.

 

Níveis 4 e 5

No Jogo Dramático, a professora Rosa Lia apresentou às crianças o livro “Um mundo de crianças” de Ana Busch e Caio Vilela. O livro é o registro sobre viagens realizadas pelo escritor para mais de 50 países, também apresenta curiosidades e costumes dos países e fotos de crianças em diferentes situações.

Em uma das aulas, a professora conversou sobre a vida do escritor e fotógrafo Caio Vilela, leu a primeira parte do livro, sobre o Brasil e os povos indígenas. As crianças aprenderam a brincar de Cama de Gato e Peteca. Em outro momento, conheceram a segunda e a terceira parte do livro sobre as crianças do Canadá e da Coréia do Sul. Então brincaram de Le Téléphone árabe, o mesmo telefone sem fio aqui do Brasil que as crianças do Canadá brincam, segundo o autor. Outra brincadeira aprendida foi Di bi di bi dip, da Coréia (parecido com nosso “Discordar”).

Sobre o assunto:

O jogo é uma poderosa ferramenta para motivar e envolver grupos, resolver conflitos, facilitar a comunicação, favorecer o estabelecimento de combinados e organizar a ação. Vem ocupando, cada vez mais, um lugar de relevo nos programas de educação, terapia e treinamento. O jogo dramático é uma maneira de levar os participantes a pensar, comprovar, relaxar, trabalhar, lembrar, ousar, experimentar, criar e absorver. É na absorção que se dá o aprendizado e, quanto mais importante for o aprendido, maior a mudança.

No jogo dramático a espontaneidade funciona como um catalisador da ação criativa. Os  ingredientes são: o lúdico, o prazer e a alegria.
O jogo dramático tem ainda um tempo e um espaço delimitados. Sua mais importante característica é buscar a resolução de conflitos. Para tanto, deve conter uma proposta que atenda a necessidade do grupo (para que estamos aqui), ser sensível (como estamos hoje, aqui e agora) e estar atento ao conflito a ser resolvido (o que está por trás das aparências).

O jogo educa, previne e acalma as pessoas que enfrentam situações de ansiedade. No jogo acontece a descoberta de novas formas de se tratar e enfrentar situações iguais ou diferentes, há uma quebra da resistência, diminuindo os bloqueios e a ansiedade e criando um campo relaxado e possibilita o estabelecimento de vínculos e de novas formas de relacionamento.

 

Assessoria de Comunicação

CEAP – Ijuí

Galerias de fotos


Veja mais


2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Vivências da Semana Santa 2024

Vivências da Semana Santa