Encontro de líderes do CEAP

Encontro de líderes do CEAP


Notícia publicada em 07/06/2018 13:45 -
Geral
Ensino Méd...
Ensino Fun...

 

Cultura de paz e comunicação não violenta é o tema

 

Membros do Grêmio Estudantil e representantes de classe do CEAP, realizaram um encontro no dia 25 de maio para definir ações e dialogar sobre as atribuições do papel do líder. Realizada na escola, a reunião foi uma mescla de palestra e dinâmicas que proporcionaram o entendimento e a valorização do trabalho em equipe.

Os estudantes e professores da Faculdade Batista, que participaram desta ação, introduziram a pauta: “Cultura de paz e comunicação não violenta”, embasados no livro de Marshall Rosenberg. A equipe Wake Up 2018, instruiu os participantes a elaborarem um Termo de Compromisso que contém as obrigações assumidas e os responsáveis pelo seu cumprimento.

No documento ficou registrado que os líderes das turmas assumem a responsabilidade de zelar pela paz no ambiente escolar, se comprometem em prover ações de incentivo a comunicação não violenta e conduta pacificadora que vise a resolução de conflitos e a promoção de um ambiente livre de hostilidade.

 

Sobre a Cultura de Paz:

"Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito à vida, ao fim da violência, à pratica da não-violência por meio da educação, diálogo e cooperação" – Unesco.

Cultura de Paz iniciou-se oficialmente pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999 e empenha-se em prevenir situações que possam ameaçar a paz e a segurança – como o desrespeito aos direitos humanos, discriminação e intolerância, exclusão social, pobreza extrema e degradação ambiental – utilizando com principais ferramentas a conscientização, a educação e a prevenção.

De acordo com a UNESCO, a cultura de Paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos” e fundamenta-se nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo.

 

Assessoria de Comunicação - CEAP

Veja mais


Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Vivências da Semana Santa 2024

Vivências da Semana Santa

Simulado Anglo

Simulado Anglo

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte