Estudo das reduções leva turmas do CEAP às Missões

5º ano visitou sítios arqueológicos e museus missioneiros


Notícia publicada em 20/12/2016 15:52 -
Ensino Fun...

Estudar a história dos guaranis e a formação dos povos missioneiros a partir das missões jesuíticas é interessante. Estar nos locais onde eles viveram e, ainda, ver de perto e até tocar nos seus vestígios e obras que os marcaram, é altamente significativo. Foi essa a experiência que os alunos do 5º ano do CEAP tiveram na última quinta-feira na viagem de estudos à região das Missões.

A primeira parada foi em Santo Ângelo. Na visita à Catedral Angelopolitana, os alunos tiveram uma aula com o professor de História e Geografia da escola, Uiliam Michael, ainda na praça frontal à igreja enfocando história e geografia da região. Os arcos com os nomes das 30 missões jesuíticas construídas em território brasileiro, argentino e paraguaio nos dois ciclos missioneiros foram atentamente observados pelos alunos.

Junto à Catedral as turmas estudaram os vestígios do alicerce da antiga Redução de Santo Ângelo Custódio, bem como o poço cavado à época. As formas da réplica da antiga redução, erigida no local da original, em estilo Barroco Guarani, chamaram atenção dos alunos, que estudaram as figuras geométricas utilizadas nas construções guaranis e trazidas pelos padres jesuítas. Também estiveram no Museu, próximo à Catedral, que tem um acervo considerável dos vestígios da saga desses povos no território gaúcho.

Depois as turmas seguiram a São Miguel das Missões para visitar o sítio arqueológico. Lá tiveram uma aula ao ar livre com guias do local. “Ali a história narrada nos livros pode ser visualizada na prática”, salienta o professor Uiliam. À noite o espetáculo Som & Luz complementou a vivência do dia todo. Além dos conteúdos da História, a viagem de estudos permitiu a abordagem de assuntos da Geografia, como paisagens, vegetações e formas de relevo da região, relógio de sol e orientação geográfica dos indígenas e o plano urbanístico das reduções.

Galerias de fotos


Veja mais


Estudo sobre hortas leva alunos ao IMEAB

Turmas do 3º ano estiveram na Escola Fazenda

Conhecendo as árvores do Campo

Turmas do 3º tiveram convidados especiais

De olho nas estações

Aula no Campo dá sequência a estudos do 2º ano

Conhecendo o material dourado

Turmas do 1º ano tiveram primeiro contato

A Corrente do Bem do 2º

Crianças exploram livro “E algo aconteceu naquele dia”