Estudos do 2º ano à sombra do plátano

Aprendizagem sobre estações do ano começa com aula no Campo do CEAP


Notícia publicada em 08/03/2017 20:03 -
Ensino Fun...

     O estudo sobre as estações do ano teve o pontapé inicial no 2º ano do Fundamental com a aula no Campo do CEAP. Foi o primeiro dos encontros quinzenais naquele espaço, que irão se repetir ao longo do ano letivo. Para aproveitar a natureza do local, as professoras Andreia Cossetin e Glaucia Carré resolveram trabalhar a partir dos exemplares de plátano, árvore que dá sombra à pracinha infantil no verão.

     “Apesar de ser exótica, é uma planta bem representativa das quatro estações”, salienta a professora Glaucia. A ideia é que as turmas observem as transformações pelas quais as árvores irão passar ao longo das quatro estações. Na aula desta terça-feira, os alunos, à sombra dos plátanos, leram um texto informativo sobre a planta, suas características e origem, além de algumas curiosidades. Cada aluno fez uma releitura de um dos plátanos do Campo do CEAP, atividade que irá se repetir em outros momentos, à medida que novas estações climáticas chegarem.

     Na sala de apoio pedagógico, no Campo, as turmas fizeram os registros da rotina desenvolvida. E aproveitaram para observar, no mapa mundi, as regiões originárias desta planta ornamental: América do Norte, Europa e Ásia. E, no mapa do Brasil, identificaram os Estados onde há incidência destas plantas, que são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Galerias de fotos


Veja mais


Estudo sobre hortas leva alunos ao IMEAB

Turmas do 3º ano estiveram na Escola Fazenda

Conhecendo as árvores do Campo

Turmas do 3º tiveram convidados especiais

De olho nas estações

Aula no Campo dá sequência a estudos do 2º ano

Conhecendo o material dourado

Turmas do 1º ano tiveram primeiro contato

A Corrente do Bem do 2º

Crianças exploram livro “E algo aconteceu naquele dia”