Primeirinho explora nome próprio em atividades
Quem passar pelo saguão da escola verá um painel com muitas letras, confeccionadas de uma maneira bem bacana e criativa pelas crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. São as letras iniciais do nome de cada aluno e a exposição é resultado da atividade que as turmas realizaram na aula no Campo do CEAP.
Segundo as professoras Bianca Costa Beber e Denise Córdova, o nome próprio tem uma característica de ser fixo, sempre igual. “Uma vez aprendido, mesmo o aluno com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado”, diz a justificativa do projeto, que tem entre os objetivos fazer com que as crianças reconheçam o nome como fonte de consulta para escrever outras palavras, compreendam a função da escrita dos nomes para marcar trabalhos e identificar materiais, exercitem habilidades chamadas grafo-motoras, entre outras intenções.
No trabalho desenvolvido no Campo, os alunos trabalharam com a letra de seus nomes próprios a partir de símbolos, sons e atividades de coordenação motora, recorte e colagem. Uma atividade bem bacana foi escrever o nome com as mãos em uma caixa com areia. “Iniciamos com a história ‘Alfabeto de Histórias’, retomamos o alfabeto e a letra de cada criança”, salienta a professora Bianca.
Galerias de fotos
Veja mais
1º ano EF - Música - Confecção de um Tambor Oceano
Confecção de um tambor Oceano
7º ano estuda a obra - EU SOU MALALA
Os alunos sétimo ano estudaram a obra literária Eu sou Malal...
9º ano - Contos Africanos
Contos Africanos
7º ano - sobre a obra: Ninguém me entende nessa casa
Ninguém me entende nessa casa
7º ano - Teatro de Máscaras
Teatro de máscaras