Meu nome minha história - 1º EF

Primeirinho explora nome próprio em atividades


Notícia publicada em 19/04/2017 14:22 -
Ensino Fun...

                Quem passar pelo saguão da escola verá um painel com muitas letras, confeccionadas de uma maneira bem bacana e criativa pelas crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. São as letras iniciais do nome de cada aluno e a exposição é resultado da atividade que as turmas realizaram na aula no Campo do CEAP.

                Segundo as professoras Bianca Costa Beber e Denise Córdova, o nome próprio tem uma característica de ser fixo, sempre igual. “Uma vez aprendido, mesmo o aluno com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado”, diz a justificativa do projeto, que tem entre os objetivos fazer com que as crianças reconheçam o nome como fonte de consulta para escrever outras palavras, compreendam a função da escrita dos nomes para marcar trabalhos e identificar materiais, exercitem habilidades chamadas grafo-motoras, entre outras intenções.

                No trabalho desenvolvido no Campo, os alunos trabalharam com a letra de seus nomes próprios a partir de símbolos, sons e atividades de coordenação motora, recorte e colagem. Uma atividade bem bacana foi escrever o nome com as mãos em uma caixa com areia. “Iniciamos com a história ‘Alfabeto de Histórias’, retomamos o alfabeto e a letra de cada criança”, salienta a professora Bianca. 

Galerias de fotos


Veja mais


Como as plantas se reproduzem?

Vivência do 4º ano

Aula no Museu Escolar

4º ano passeia pela história do CEAP

Chá de maçã e outras vivências

2º ano segue estudo das plantas

Acertando os ponteiros

Atividade lúdica para aprender as horas

Os Músicos de Bremen em HQ

Trabalho de Português envolveu 5º ano