Projeto - Futuro da Pesquisa no Brasil

Futuro da Pesquisa


Notícia publicada em 08/10/2018 11:28 -
Geral
Ensino Méd...

O FUTURO DA PESQUISA BRASILEIRA EM QUESTÃO

 

Com o risco de redução do orçamento de bolsas para pesquisas nas universidades brasileiras, o CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) anunciou a suspensão de diversas pesquisas em andamento nas universidades brasileiras. A partir dessa notícia os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Evangélico de Ijuí foram desafiados a investigar a opinião de estudantes de ensino médio, de um grupo de escolas públicas e privadas de Ijuí, a respeito da situação em questão.

A importância dessa pesquisa é alertar a esse grupo de jovens alunos quanto ao risco do futuro da pesquisa no Brasil, considerando ser o conjunto de pessoas que constituirão os grupos de pesquisas do amanhã. Por essa razão, o conhecimento e a formação de opinião sobre tema é de extrema importância para fins de contribuir em estratégias de mobilização para revisão da situação.

Objetivos:

  • Levantar dados sobre a informação dos estudantes do Ensino Médio a respeito do tema.
  • Conscientizar a população sobre as possibilidades do corte para orçamentos e verbas para pesquisas nas universidades.
  • Divulgar os resultados de modo a esclarecer sobre o tema, contribuindo na formação de opinião e estratégias para mobilização.

Metodologia:

O tema desse estudo foi selecionado pela professora de Metodologia da Pesquisa e foi apresentado aos alunos no dia 06 de agosto de 2018 através de dois textos jornalísticos, gênero reportagem que tratavam sobre o corte de verbas para pesquisa, previsto para o ano 2019. Os alunos, depois de discutirem a respeito do tema e do texto, elaboraram enunciados para constituição de um questionário a ser aplicado em estudantes do ensino médio em escolas de Ijuí. Através de contato telefônico houve o agendamento para a aplicação do questionário em salas de aula de 7 escolas, sendo todos aplicados na manhã do dia 21 de agosto.  Na mesma manhã, a tabulação dos resultados começou a acontecer. O questionário apresentou questões relacionadas ao conhecimento a respeito da informação, a fonte de informação, consciência sobre os impactos que seriam gerados, as intenções de protestos, as possibilidades de alteração diante do quadro de eleições presidenciais em outubro de 2018 e imagem do Brasil no exterior. Na sequência do trabalho, os dados coletados foram representados em gráficos cujo padrão para formatação e impressão foi decidido pelo coletivo de alunos. Como tratamento final, as informações foram organizadas por turma, por escola e total.

Resultados:

Os resultados foram apresentados nas entrevistas de Rádio e estão nas imagens em gráficos nos anexos.

 

AGRADECIMENTOS:

As Radios - Jornal da Manhã, Unijuí FM e Repórter.

Galerias de fotos


Veja mais


Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal