Qualidade de Vida: alunos fazem descobertas importantes sobre a alimentação

Projeto do 1ºano EM teve foco na alimentação saudável


Notícia publicada em 26/09/2016 20:08 -
Ensino Méd...

Uma exposição no saguão da escola permitiu socializar com a comunidade escolar os aprendizados construídos pelas turmas da 1ª série do Ensino Médio do CEAP ao longo do trimestre dentro do projeto “Vida e Sobrevivência”. O projeto vem sendo desenvolvido ao longo do ano e, em sua terceira e última etapa, deu ênfase à qualidade de vida.

O foco maior dos trabalhos e estudos esteve na alimentação saudável e no exercício físico. O objetivo era fazer com que os alunos compreendessem a relação entre ciência, tecnologia e ambiente ao longo da história e, a partir disso, posicionar-se e intervir nas ações do homem visando à qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

A partir dos assuntos estudados em aula e de pesquisas propostas pelos professores das áreas envolvidas neste bloco do projeto – Matemática, Química, Biologia e Física – os alunos, em grupos, produziram materiais para que, na exposição montada no saguão do CEAP, servissem como propaganda positiva ou negativa com relação a alimentos e hábitos. Um dos exemplos foram os trabalhos sobre a ingestão de líquidos. Um grupo abordou a importância de bebermos sucos e água. Já um outro grupo apresentou os malefícios do refrigerante, chamando atenção para a altíssima quantidade de açúcar no produto.

Muitos trabalhos foram resultados, também, de práticas desenvolvidas em laboratório, como a própria conferência da quantidade de açúcar no refrigerante. A pesquisa permitiu descobrir que os aditivos químicos presentes no refrigerante é que tornam possível a ingestão da excessiva quantidade de açúcar em uma lata de refrigerante, por exemplo, que chega a vinte e uma colheres em uma lata de 350 ml.

O trabalho, que depois de exposto foi socializado pelos alunos com os colegas em visitas à exposição, também tratou de assuntos como os cereais integrais versus os cereais polidos, gorduras vegetais versus gorduras trans, exercício físico contrapondo com o sedentarismo e a pirâmide alimentar comparada com os suplementos alimentares. Os hábitos alimentares e saudáveis dos alunos haviam sido registrados antes do início do projeto em uma enquete. Com o conhecimento adquirido, os alunos começam a modificar alguns hábitos alimentares.

Veja mais


Pesquisa e produção de sementes no foco de saída de estudos

1ª série do Médio Integral visitou Tecnoseed

Começa Projeto de Orientação Profissional

Terceirão vão receber vários profissionais neste ano

Alunos do CEAP em evento de Liderança Estudantil

Encontro da Rede Sinodal será em Panambi

Enem é tema de conversa com o Terceirão

Diretor abordou o exame com os alunos

Nova turma na galeria de Ex-alunos

Terceirão 2016 inaugura foto na escola