Qualidade de Vida: alunos fazem descobertas importantes sobre a alimentação

Projeto do 1ºano EM teve foco na alimentação saudável


Notícia publicada em 26/09/2016 20:08 -
Ensino Méd...

Uma exposição no saguão da escola permitiu socializar com a comunidade escolar os aprendizados construídos pelas turmas da 1ª série do Ensino Médio do CEAP ao longo do trimestre dentro do projeto “Vida e Sobrevivência”. O projeto vem sendo desenvolvido ao longo do ano e, em sua terceira e última etapa, deu ênfase à qualidade de vida.

O foco maior dos trabalhos e estudos esteve na alimentação saudável e no exercício físico. O objetivo era fazer com que os alunos compreendessem a relação entre ciência, tecnologia e ambiente ao longo da história e, a partir disso, posicionar-se e intervir nas ações do homem visando à qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

A partir dos assuntos estudados em aula e de pesquisas propostas pelos professores das áreas envolvidas neste bloco do projeto – Matemática, Química, Biologia e Física – os alunos, em grupos, produziram materiais para que, na exposição montada no saguão do CEAP, servissem como propaganda positiva ou negativa com relação a alimentos e hábitos. Um dos exemplos foram os trabalhos sobre a ingestão de líquidos. Um grupo abordou a importância de bebermos sucos e água. Já um outro grupo apresentou os malefícios do refrigerante, chamando atenção para a altíssima quantidade de açúcar no produto.

Muitos trabalhos foram resultados, também, de práticas desenvolvidas em laboratório, como a própria conferência da quantidade de açúcar no refrigerante. A pesquisa permitiu descobrir que os aditivos químicos presentes no refrigerante é que tornam possível a ingestão da excessiva quantidade de açúcar em uma lata de refrigerante, por exemplo, que chega a vinte e uma colheres em uma lata de 350 ml.

O trabalho, que depois de exposto foi socializado pelos alunos com os colegas em visitas à exposição, também tratou de assuntos como os cereais integrais versus os cereais polidos, gorduras vegetais versus gorduras trans, exercício físico contrapondo com o sedentarismo e a pirâmide alimentar comparada com os suplementos alimentares. Os hábitos alimentares e saudáveis dos alunos haviam sido registrados antes do início do projeto em uma enquete. Com o conhecimento adquirido, os alunos começam a modificar alguns hábitos alimentares.

Veja mais


Vivências e aprendizagens

VIVÊNCIAS E APRENZAGENS foi a temática condutora da atividad...

Papo Fotográfico.

Bate papo sobre fotografias com a gurizada da 2ª série do En...

Aula prática e de Biologia com surpresa

Terceirão ganha muda de árvore no Campo

CEAP Literário: literatura clássica na tela grande

Produções da 2ª série do Médio em mostra de vídeos

Pesquisa e produção de sementes no foco de saída de estudos

1ª série do Médio Integral visitou Tecnoseed