Semana da Pessoa com Deficiência

CEAP promove sensibilização na Semana da Pessoa com Deficiência


Notícia publicada em 22/08/2018 11:12 -
Geral


Atenção voltada aos deficicientes

O CEAP, como instituição educacional, está engajado no combate ao preconceito e no respeito aos direitos das pessoas com necessidades especiais. Para tanto, como ação potencializadora, reuniu seus alunos nas últimas semanas em palestras que abordaram o tema “deficiência física”. Esta pauta é um recorte escolhido pelo colégio dentro da ampla campanha da "Semana Nacional da Pessoa com Deficiência", instituída através da lei 13.585 de 2017, que neste ano acontece de 21 a 28 de agosto.

Segundo a professora responsável pelo Atendimento Educacional Especializado, Gláucia Coradini Carré, o CEAP desenvolveu este projeto para motivar a divulgação da campanha, que tem como proposta promover ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência, sensibilizar governos e comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, além de chamar a atenção para suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas quanto para o combate ao preconceito.

As palestras abordaram a importância de se adequar a estrutura dos ambientes aos padrões ideais de acessibilidade, para que as pessoas portadoras de necessidades especiais tenham uma vida mais independente possível. Nos encontros a professora Gláucia apresentou a importância dos jogos paralímpicos que envolvem 27 modalidades esportivas para atletas com deficiências físicas.

Ao final das palestras, os alunos assistiram a um vídeo que abordou a importância das amizades e o envolvimento participativo dos deficientes no dia a dia do grupo em que está inserido. Os alunos puderam ainda manusear cadeiras de rodas, andadores e muletas.

 

_______________________________________

Lara Silva
Assessoria de Comunicação CEAP - Ijuí - RS

Galerias de fotos


Veja mais


Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal